E você é um Hipersensível? (01)

:: Silvia Malamud :: 

Sensíveis demais... Românticos Anônimos, o filme, a vida.

Quando entra em ambiente onde as pessoas não estão bem, fica mal sendo que a sensação desagradável se mantém impregnada em você durante período de tempo excessivo? Um simples comercial de TV te faz chorar? Costuma sentir em si mesmo como e o que o outro está sentindo? Facilmente se comove com a dor alheia? Grandes catástrofes e desgraças do mundo te afetam além do que seria visto como normal? Se a maioria ou todas as respostas forem positivas, então você faz parte dos Humanos Hipersensíveis.

O que se pode entender sobre estes tipos de pessoas? Até que ponto é bom e saudável ser deste modo e até qual ponto sensíveis demais podem prejudicar a si mesmos. O que fazer ao se identificar como hipersensível? E como ajudar pessoas neste padrão de funcionamento?

Certamente não é fácil e nem simples de se viver quando praticamente todas as vivências são filtradas de dentro para fora, de fora para dentro e mesmo de dentro para dentro por meio de lentes de aumento altamente potentes, muitas vezes funcionando como um caleidoscópio de emoções e sensações que literalmente tiram a pessoa do seu eixo. Entretanto, a riqueza deste tipo de personalidade consiste na percepção ampliada e detalhada dos subtítulos de tudo o que é manifestado. Situações comuns que para a maioria poderia passar despercebidas são alta e totalmente identificadas. Neste padrão de encontro com a realidade não há espaço para devaneios ou distorções perceptivas que facilmente se encaixariam na caracterização de alguma patologia emocional de maior gravidade. 

Continua

Comentários