ROMANOS 1 AO 32 A IDOLATRIA E A DEPRAVAÇÃO DOS HOMENS

18) Pois do céu é revelada a ira de Deus contra toda a impiedade e injustiça dos homens que detêm a verdade em injustiça.

19) Porquanto, o que de Deus se pode conhecer, neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

20) Pois os seus atributos invisíveis, o seu eterno poder e divindade, são claramente vistos desde a criação do mundo, sendo percebidos mediante as coisas criadas, de modo que eles são inescusáveis;

21) porquanto, tendo conhecido a Deus, contudo não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes nas suas especulaçes se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

22) Dizendo-se sábios, tornaram-se estultos,

23) e mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

24) Por isso Deus os entregou, nas concupiscências de seus coraç˜es, à imundícia, para serem os seus corpos desonrados entre si;

25) pois trocaram a verdade de Deus pela mentira, e adoraram e serviram à criatura antes que ao Criador, que é bendito eternamente. Amém.

26) Pelo que Deus os entregou a paix˜es infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural no que é contrário à natureza;

27) semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para como os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a devida recompensa do seu erro.

28) E assim como eles rejeitaram o conhecimento de Deus, Deus, por sua vez, os entregou a um sentimento depravado, para fazerem coisas que não convêm;

29) estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade;

30) sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes ao pais;

31) néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia;

32) os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam.

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